Chá anti-inflamatório diminui açúcar no sangue e acelera o metabolismo





Extraído da planta Camellia sinensis, o chá verde é muito popular no mundo todo e conhecido por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. A bebida é considerada uma aliada de quem busca uma vida mais saudável.


Segundo o nutricionista Fernando Castro, que atua em Brasília, os benefícios estão principalmente nos compostos bioativos presentes na bebida.


“O chá verde tem compostos bioativos, principalmente as catequinas, como a epigalocatequina galato (EGCG), que atuam como antioxidantes e anti-inflamatórios naturais. Eles ajudam a reduzir a inflamação sistêmica, o que é especialmente útil em pacientes com doenças crônicas ou metabólicas”, afirma.


Além da ação anti-inflamatória, a infusão também pode contribuir para o controle da glicemia. A nutricionista Daniela Alvarenga Ribeiro, que atua em São Paulo, explica que as catequinas melhoram a sensibilidade à insulina e diminuem a absorção de glicose no intestino.


“Elas aumentam sua captação pelas células, facilitando o controle do açúcar no sangue, especialmente em quem tem resistência à insulina ou diabetes tipo 2 leve”, esclarece a especialista.



Outro efeito possível é o aumento do gasto energético. A combinação de catequinas com cafeína estimula a termogênese, processo em que o corpo gasta mais energia para manter suas funções vitais.


“Isso pode aumentar levemente o metabolismo basal e favorecer a queima de gordura. Não é um fator determinante, mas pode somar no processo de emagrecimento quando usado com estratégia”, completa Daniela.




Benefícios do chá verde



  • O consumo regular de chá verde ajuda a promover o crescimento de bactérias benéficas no intestino, contribuindo para um microbioma mais saudável.

  • A infusão acelera o metabolismo, favorecendo a queima de gordura, especialmente quando consumido em uma rotina de exercícios físicos.

  • A bebida contribui para a redução dos níveis de colesterol LDL (conhecido como colesterol ruim).

  • Também protege contra a formação de placas de gordura nas artérias, reduzindo o risco de problemas cardíacos.

  • O consumo regular da bebida está associado à menor incidência de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.




Quantidade ideal e cuidados no consumo


Para obter os benefícios do chá verde sem exageros, o ideal é moderação. “Recomendo de 2 a 3 xícaras por dia, sempre observando a tolerância individual. Para quem é mais sensível à cafeína, oriento consumir até o meio da tarde”, diz Fernando.


Ele alerta ainda para o consumo em cápsulas, que demanda atenção redobrada à dosagem, e orienta evitar a bebida durante as principais refeições, para não prejudicar a absorção de ferro e outros minerais.


1 de 3

O chá verde é rico em polifenóis e antioxidantes

Westend61/Getty Images
2 de 3

Chá verde é um bom aliado para a redução da gordura abdominal

Getty Images
3 de 3

Chá verde é um aliado para os que buscam emagrecer

Getty Images

Quem deve evitar o chá?


Apesar das vantagens, o chá verde não é indicado para todos. “Pessoas com insônia, ansiedade, pressão alta descontrolada, gastrite ou úlceras devem evitar o consumo excessivo”, adverte Daniela.


Ela ressalta ainda que a bebida pode interagir com alguns medicamentos, como anticoagulantes, antidepressivos e remédios para pressão arterial. “Nesses casos, o uso deve ser orientado por um profissional de saúde”, finaliza.


Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!






Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/cha-anti-inflamatorio-diminui-acucar-no-sangue-e-acelera-o-metabolismo/?fsp_sid=148578

Nenhum comentário