Operação no Recanto das Emas flagra bebidas adulteradas e suspeitas de falsificação

Bebidas alcoólicas em situação irregular foram recolhidas na última quinta-feira (13) pela Vigilância Sanitária do Distrito Federal em um comércio do Recanto das Emas. Entre os produtos, 19 garrafas de cerveja com líquido transparente sem identificação e 14 garrafas de uísque com indícios de adulteração. Todo o material foi lacrado e segue para análise laboratorial da Secretaria de Saúde e perícia da Polícia Civil.
Segundo Gustavo de Lima, gerente de fiscalização, basta manipular a embalagem para que o produto se torne irregular. “Violação do lacre ou transferência do conteúdo para outro recipiente torna a bebida insegura. O consumidor tem direito a receber o produto exatamente como foi fabricado.” Ele destacou que, no caso das cervejas apreendidas, o líquido desconhecido não necessariamente indica contaminação, mas infringe as regras sanitárias.
O estabelecimento fiscalizado foi autuado e poderá receber punições que variam de multa até interdição. A Vigilância Sanitária informou que continuará intensificando as fiscalizações nos próximos dias, especialmente em locais com grande movimentação de clientes. Denúncias sobre irregularidades podem ser feitas pelo telefone 162.
A ação faz parte da Operação Metanol, força-tarefa que intensificou a fiscalização de bebidas alcoólicas no Distrito Federal após o aumento de casos de intoxicação por produtos adulterados. A operação envolve órgãos como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, DF Legal, Secretaria de Economia e Secretaria de Saúde.
Desde o início das ações, a Vigilância Sanitária já recolheu mais de 15 mil litros de bebidas irregulares, vistoriou cerca de 300 estabelecimentos e aplicou mais de 60 autuações, identificando problemas como condições inadequadas de higiene, falta de documentação, violação de normas de segurança e irregularidades na comercialização de bebidas alcoólicas.
Source link
https://jornalismodigitaldf.com.br/operacao-no-recanto-das-emas-flagra-bebidas-adulteradas-e-suspeitas-de-falsificacao/?fsp_sid=228737
Post a Comment